Dabke

Dabke: em árabe: دبكة, também transliterado como dabkah, dabki e dabkeh.

Tem como significado “bater o pé / pisada”. 
É um estilo de dança potente, com saltos, gritos e batidas fortes com os pés no chão.

Há várias teorias sobre sua origem o que não está bem documentada! um dos estudos diz que o Dabke vem da região do Líbano e deriva de movimentos do trabalho, onde os homens da comunidade se uniam para preencher as rachaduras que acabavam sendo abertos nos telhados das casas devido ao calor do verão, telhados estes que eram planos e feitos de ramos cobertos com barro.

Sendo o inverno um período de chuvas, entre as estações do outono/inverno, os homens subiam nos telhados e de mãos dadas para não escorregar, formavam uma fila e batiam com os pés enquanto caminhavam no telhado para preencher as rachaduras com o barro e evitar que a água entrasse pelos vãos das rachaduras.

Para amenizar o árduo trabalho, com o passar do tempo foi introduzido os instrumentos e canto para ajudar na motivação do grupo, uma das músicas mais conhecidas que pode ter sido criada nesta época é música  “aala Dalaaouna” cuja raiz no aramaico “ouna” se traduz como “ajuda mútua” – “essa música mantem sempre o mesmo refrão e cada cantor vai improvisando nas letras, a música poderá ser encontrada uma diferente da outra”.

Já as mulheres ajudavam levando para os homens frutas nos cestos e água nos jarros.

Com o  tempo o trabalho manual foi substituído por um rolo de pedra, e com o passar do tempo o trabalho foi se transformando em dança. No entanto já acostumados continuavam a dançar nas ruas e aldeias.

Quanto ao país de origem – a dança faz parte do folclore dos países da região do Levante: Líbano, Síria, Palestina, Jordânia e em partes do Iraque e Arábia Saudita, além de algumas tribos de Beduínos que viveram perto do Líbano e áreas vizinhas, cada país tem seu estilo próprio e também um estilo em comum.

Baalback no Líbano é tida como a terra do dabke.

No Brasil é o estilo libanês que predomina devido a grande imigração ocorrida entre os séculos XIX e XX e também é o país com maior concentração de libaneses e descendente fora do Líbano.

dabke teve origem masculina, hoje mulheres também dançam, o dabke é dançado em roda e também em coreografia: grupo, trio, dupla …    

O Dabke é uma dança que representa união, ganhou as praças das aldeias e a partir da década de 60 passou a se popularizar nos palcos através de grandes espetáculos e festivais. 

Acabou se transformando em um ritual dançado por toda família nas celebrações em festas de casamento, aniversários e outras festividades.

Avenida PaulistaO Dabke de Roda “Dabke Popular” todos podem participar independente do grau de conhecimento, as pessoas ficam lado a lado de mãos dadas, bem próximas “ombro no ombro” e através do passo básico se movimentam no sentido anti-horário formando um circulo aberto, o RAS  “cabeça” puxa a fila, junto com mais dois ou três pessoas que seguem o Ras apresentando suas habilidades, destreza e improvisando diversos passos na roda e o restante das pessoas mantém o passo básico.

Antigamente somente homens ficavam na ponta da roda mas hoje as mulheres vem tendo seu espaço!

aulas de dabke

No Dabke de Palco é montada uma coreografia com roupas tipicas e os movimentos através da leitura musical, a movimentação não necessariamente é o mesmo do dabke popular, criatividade, movimentação, variação de passos são uma das peças chaves para fazer da apresentação um grande espetáculo, além disso requer muito ensaio e sintonia entre os integrantes.

Quanto aos movimentos:
Na dança masculina
, são mais pesados, passos mais fortes, gritos, saltos e abaixamentos que exijam mais força.

Na dança feminina, os movimentos de ombro, braços e quadril são bastante utilizados para demonstrar graciosidade e feminilidade com o intuito de deixar a dança mais charmosa, não deixando de lado a sua característica da batida de pé ! 

Os estilos de Dabke, cada região/aldeia pode ter o seu, sendo algo bem especifico, mas existem dois estilos que são os mais conhecidos.

Dabke de 1 batida (daá) contendo 6 tempos musicais.
Dabke de 2 batidas (Da2tem) contendo 12 tempos musicais.  “dabke de 2 batidas estilo é proveniente dos Beduínos”

No Brasil se dança dabke em festas de casamento, festas de famílias, restaurantes típicos, festas tradicionais e festivais de danças árabes.

Prof Anderson Vaccari
Material de estudo das aulas do Grupo Folclórico de Dabke Yalla Shabab

 Informações para AULAS, WORKSHOP, SHOWS: Contato